sexta-feira, 8 de julho de 2016

Como trabalhar na Goldman-Sachs

No outro dia, a propósito da Fayez Sarofim & Co., um fundo de investimento localizado em Houston, do qual já vos falei, fiquei a saber que um amigo meu tinha sido entrevistado para um emprego lá. Não foi seleccionado porque, quando se candidatou, não percebia como o processo de contratação funcionava.

E funciona assim: envia-se o CV, vai-se à entrevista, e depois telefona-se à Fayez & Sarofim e informamos que queremos trabalhar para eles. Não são eles que nos oferecem o emprego; nós é que dizemos que ainda estamos muito interessados, depois da entrevista, e oferecemo-nos para trabalhar. Foi por isso que o meu amigo não foi seleccionado: ele tinha ficado à espera do convite. Dizia-me o meu amigo que na Goldman-Sachs, o processo é igual.

Julgo que isto é uma forma de selecção de empregados interessante, pois é tão contra o normal, que só quem tem amigos lá dentro, que nos informam como o processo funciona, é que entra. Só mais tarde, é que o meu amigo foi informado por um terceiro acerca de como devia ter procedido.

Seria interessante saber se Durão Barroso foi convidado ou convidou-se para ir trabalhar para a Goldman-Sachs. Ou será que contratou um head-hunter para o vender?

8 comentários:

  1. http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/banca___financas/detalhe/jose_luis_arnaut_nomeado_para_alto_cargo_no_goldman_sachs.html

    ResponderEliminar
  2. Não diga asneiras que, para escrever o que escreveu, da Goldman Sachs o máximo que pode conhecer é porteiro ou mulher da limpeza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro.

      Eliminar
    2. Precisamente. Conheço 2 traders e uma informática que estão lá dentro e sei como entraram- sem qualquer conhecimento, e sem esse disparate desinformativo que escreveu.

      Eliminar
  3. Aliás, até conheço mais. Mas estes 3 conheço de forma suficiente próxima para poder garantir que o escreveu é absoluto disparate.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A zazie devia saber que uma observação dá para refutar, mas não dá para provar. O facto de haver algumas pessoas que lá entram sem conhecer ninguém não prova que todos entram assim. Aliás, bastava a zazie ler Michael Lewis para saber que é completamente ignorante do que se passa em Wall Street.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.