sábado, 30 de julho de 2016

Confiar assim...

Somewhere someone is traveling furiously toward you,
At incredible speed, traveling day and night,
Through blizzards and desert heat, across torrents, through narrow passes.
But will he know where to find you,
Recognize you when he sees you,
Give you the thing he has for you?
[..]

~ John Ashbery, At North Farm

Já foi há uns meses que, de manhã, assim que me levantei fui ao outro lado da cama e me inclinei para pegar no Alfred e o meter no chão. Como ele já tem 11 anos, doem-lhe as articulações e já lhe custa saltar e subir coisas. Era uma coisa que ele fazia tão naturalmente quando era pequenino que chegava a ser irritante. Mesmo quando lhe dávamos um raspanete, ele subia à mesa do café, ou ao sofá, para poder ficar mais alto e imponente. Sentia-se frustrado por não poder encarar-nos olhos nos olhos, à mesma altura que nós.

Nessa manhã, assim que me viu dirigir-me a ele, mudou de postura e ficou tão relaxado que, quando lhe peguei, fiquei tão surpreendida porque senti o seu completo à-vontade e o nível de confiança que depositava em mim. Depois pensei na última vez que eu tinha feito isso -- ficado assim, relaxada -- com uma pessoa e percebi que não o faço muito frequentemente.

Às vezes, acho que se diz mais no silêncio e através de gestos do que por palavras e sinto que muita gente deixou de prestar atenção aos gestos dos outros, à sua linguagem corporal. Mas o Alfred, quando olha para mim, vê acima de tudo os meus gestos e vê alguém em quem confia tanto que se pode dar completamente. Foi nesse dia que percebi o tamanho da confiança que ele tinha em mim.

2 comentários:

  1. Rita, és uma boa dona. :-)

    Quando um cão é devidamente tratado, com as doses adequadas de carinho, disciplina e liderança, em pouco tempo confia cegamente no seu dono. Nem todos conseguem este grau de proximidade com os seus cães mas quando se consegue é uma satisfação indescritivel.

    Um URRAY ao Alfred! E à dona!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Ele é realmente um cão muito especial e dá-me uma grande alegria que ele seja tão bom comunicador, pois já está connosco desde que tinha 11 semanas.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.