domingo, 17 de julho de 2016

Comadres e verdades...

Dei um pulo à página da Reuters e encontrei publicado um artigo acerca dos negócios de Donald Trump. No livro "The Art of the Comeback", Trump argumenta que, não só identificou os sinais do crash imobiliário do final da década de 80, como voluntariamente iniciou negociações com os bancos para evitar um falhanço total.

Os representantes dos bancos que negociaram com Trump refutam esta versão de eventos e dizem que foram os bancos que iniciaram as negociações com Trump. Mas no artigo da Reuters mais nos é dito: a Reserva Federal é que, preocupada com a situação económica, mandou os bancos avaliarem a sua exposição ao risco do sector imobiliário, e durante essa avaliação é que os bancos perceberam que Trump estava em sarilhos.

Frequentemente, tentam converter-nos às virtudes dos mercados serem regidos pela lei da selva, argumentando que mercados não-regulados são mais eficientes do que mercados regulados, a tal mão-invisível de Adam Smith. Nada impedia os bancos de iniciar esta avaliação, sem que a Reserva Federal o pedisse, pois isso era um sinal da eficiência do mercado e, no entanto, neste caso em particular foi a Reserva Federal que despoletou o processo.

2 comentários:

  1. É extraordinário que ninguém tenha comentado este texto. Possivelmente pensaram que é só sobre Trump... Zuriquer?

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.