domingo, 5 de junho de 2016

A Economia da Natureza

Quando estava a escrever o post da Masculinização e a pensar em processos de crescimento demográfico, recordei-me que o meu livro da cadeira de Ecologia, que eu fiz para o doutoramento, se chamava "The Economy of Nature". Achei um título giro na altura e continuo a achar. Na cadeira, havia uma secção acerca de demografia: era o capítulo 15 do livro. Os livros universitários americanos do undergraduate são muito infantis, por vezes, cheios de cores e bonecos. 

O nosso professor era americano, mas falava espanhol e dizia-nos que podíamos responder aos exames em inglês ou espanhol. O Teaching Assistant era um rapaz espanhol, que trabalhava numa universidade das Ilhas Canárias, mas que fazia sabáticas nos EUA, durante as quais colaborava em investigação e ensinava as aulas práticas de algumas cadeiras.

Quando aprendemos as reacções químicas da respiração das plantas, fui ter com o TA e disse-lhe para me explicar aquilo com se eu tivesse seis anos. Por fim percebi a coisa, mas sempre achei Química muito difícil de compreender.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Não são permitidos comentários anónimos.