segunda-feira, 11 de abril de 2016

Happy Meal em Melbourne, Austrália

De acordo com a Bloomberg, a McDonald's está em alta, com o preço das acções apreciado em 30% nos últimos 12 meses e cerca de 297% na última década. Ora vejamos, 267% em 10 anos, dá uma rentabilidade anual média de 13,89%, só em termos de preço. Se contarmos os dividendos, então será maior o retorno. Mas há volatilidade: se os últimos 12 meses tiveram uma apreciação de 30%, que é superior à média, é porque, em alguns anos, houve uma performance inferior--é por isso que, quando eu invisto, invisto sempre a longo prazo. Nunca comprei esta acção directamente, mas faz parte dos fundos onde invisto. Os analistas não andam muito convencidos de que seja uma companhia onde se deva investir, só que a matemática não tem estado do seu lado.

Não era por isso que eu vos queria escrever. Como é óbvio, a Destreza também tem enviados na Austrália e é de lá que vem o nosso último relato das "refeições felizes" da McDonald's. Pedi à Tanja, que foi minha aluna há coisa de 10 anos, mas que depois se transformou em amiga, para ir à McDonald's em Melbourne, onde vive, para ver como era uma experiência da Happy Meal. A Tanja levou a sua filha mais velha, que tem cerca de cinco ou seis anos. A menina adorou o sítio, e disse-o à mãe cerca de 100 vezes, acrescentando que nunca lá tinha ido. Estava tão feliz que chamava ao restaurante "The Old McDonald", associando o nome do restaurante à canção infantil "Old McDonald had a farm" (ouvir e ver letra aqui, E-I-E-I-O).

Pediram uma Happy Meal com nuggets de frango, batatas fritas, e sumo de macã, que custou $6 australianos. A refeição veio empacotada numa caixa -- nos EUA elas são empacotadas em sacos de papel. O empregado não fez pergunta nenhuma acerca do brinquedo desejado, mas viu que a criança era uma rapariga. O brinquedo que veio com a refeição é uma coisa estranha e não se sabe bem o que faz. Parece que o brinquedo de há dois anos, um "construction book", tinha suscitado muito mais interesse na filha. Aqui ficam as fotos "para mais tarde recordar"...




2 comentários:

  1. Visto o brinquedo, se calhar afinal o pequeno poney para elas e o cars para eles não seja má ideia afinal...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eh eh. Se fir como em Portugal muda todas as semanas o raio do brinquedo.
      Este é parecido com o de Londres, que já reportámis no passado.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.