sábado, 16 de abril de 2016

Obrigada ao Observador

Como sabem, está a decorrer no Brasil um processo de "impeachment" da Presidente Dilma Rousseff. A instabilidade política afecta a cotação do real e também o mercado de soja, pois o Brasil é um país importante na sua produção. Não vos posso dizer mais nada para além disto porque faz parte do meu emprego e seria uma violação de ética fazer análise e comentário de eventos que decorrem, pois compete com os interesses da companhia onde trabalho.

No entanto, gostaria de dizer que tenho estado a acompanhar a situação de perto e leio a imprensa de vários países para tentar minimizar o enviesamento das notícias. Hoje, o Explicador do Observador deu-me uma ajuda tremenda, pois tem uma cobertura detalhada do processo legal que decorre no Brasil e das intenções reveladas pelos diversos protagonistas políticos. Por isso, envio um grande obrigada a toda a equipa do Observador.

Quanto a mim, perceberam qual é a minha vantagem comparativa na área onde trabalho? Para além de saber massacrar os números, falo português e espanhol. O espanhol não é excelente -- leio melhor do que escrevo e falo; mas, no outro dia, quando fui ao supermercado latino, o moço que estava no talho pensava que eu era mexicana e eu fiquei toda contente.

13 comentários:

  1. Para entender alguma coisa do que se passa no Brasil é preciso acompanhar, pelo menos o Estadão, do lado golpista, o Brasil 247, do lado Dilmista e a Folha, do meio. O Globo e a Veja são ultra-golpistas, é perda de tempo. O jornal mais equilibrado do Brasil é o Valor Económico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O termo "golpista" mostra logo que você é muito "equilibrado". Oh, oh! Deve pensar que engana alguém.

      A Dilma é uma incompetente e uma inútil. É uma mera testa-de-ferro do Lula, que teria dado o lugar ao outro nas últimas eleições brasileiras, mas isso não acontece porque ele estava com cancro, senão teria havido uma "putinada" brasileira. A porta da rua para esta QUADRILHA já vai tarde! Antes "golpista" do que hipócrita é conivente com ladrões esquerdistas, que são tão mais como os ladrões de direita. Basta de hipocrisia!

      Eliminar
    2. A merda do iPad só cria erros e distorce o sentido das frases.

      A minha penúltima frase devia ler-se: Antes "golpista" do que hipócrita e conivente com ladrões esquerdistas, que são tão maus como os ladrões de direita.

      Eliminar
    3. Mas o NG usou os "istas" para tudo... E até deu uma lista completa dos enviesamentos. Foi equilibrado nesse sentido.

      Eliminar
    4. Obrigado, Rita.
      In fact, a competência e legitimidade de Dilma, ou quaquer outro, para governar é aferida em eleições. Que nome daria à situação hipotética de ver, por exemplo, no governo anterior, Paulo Portas promover o impedimento de Passos Coelho como Primeiro Ministro, para ele próprio assumir o cargo, com o seu partido a valer uma pequena fracção dos votos do PSD, utilizando na sua causa parlamentares acusados de corrupção cuja esperança de permanecer a salvo da justiça residisse na mudança de um governo em que a isenção em relação ao poder judicial chegasse ao ponto de permitir escutas ao telefone do seu Primeiro-Ministro transmitidas praticamente em directo nas televisões?
      http://causa-nossa.blogspot.com/2016/03/miseria-moral-da-politica.html

      Eliminar
    5. Foi "equilibradíssimo"! Ao usar o termo que os petistas usam contra os outros, foi muito "equilibrado", de facto.

      Eliminar
    6. O Passos e o Portas não são para aqui chamados. Quando muito pode vir o Sócrates à liça, até pela afinidade política e comissionista com o Lula...

      O Brasil tem de levar uma limpeza. Tem de haver eleições para um novo Congresso e um novo Chefe de Estado. A crise económica e financeira é tão grande que não se pode resolver com políticos incompetentes e desacreditados.

      Eliminar
    7. Claro que tem de haver eleições. Quem não quer eleições são os golpistas. E percebe-se porquê.

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/226568/Deputado-do-PMDB-revela-suposta-promessa-de-Temer-parar-a-Lava-Jato.htm
      http://www.brasil247.com/pt/247/poder/226370/Se-Temer-vencer-PT-lan%C3%A7a-campanha-por-diretas.htm
      http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2016-04-11/novas-eleicoes-agora-seriam-um-golpe-afirma-pedro-taques.html

      Eliminar
    8. Sem "golpe" não há eleições, porque a espantalha não se demite.

      E fica aqui a entrevista que o Ney Matogrosso (insuspeito de ser de direita) deu na RTP há dois anos, muito antes de se falar em impugnar a "presidenta", em que ele desfaz a governação do PT.

      https://www.youtube.com/watch?v=s6AvDmnHDpk

      Eliminar
  2. A "presidente" dilma já devia ter sido demitida há muito tempo, simplesmente pela sua incompetência. Já lula foi outro incompetente, mas mais esperto ao ter aproveitado algumas pessoas do governo anterior e assim ter conseguido atrasar o descalabro económico.

    ResponderEliminar
  3. políticas de esquerda acabam mais cedo ou mais tarde em pobraza.

    ResponderEliminar
  4. Decorre uma farsa no Brasil quem perdeu as eleições quer assumir o poder através de um golpe porque sabe que a maioria da população já percebeu que eles governam-se e governam para uma minoria e que não tem hipóteses de assumir a Presidência numa eleição geral e direta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sondagens dizem que 90% dos brasileiros quer o "impeachment". As sondagens agora também sã golpe, só porque não são o que vocês querem?

      PS - E olha que a pontuação não paga taxa.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.