quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

O Japão...

De acordo com um artigo na Bloomberg, as companhias japonesas, que têm cerca de US$2 mil biliões de dólares em dinheiro dos lucros que obtiveram reduzindo custos, i.e., não aumentaram as vendas, estão a investir no estrangeiro, comprando empresas em Itália, Brasil, EUA, Austrália, etc. Não entendo como é que o governo português ainda não caçou uma delas para vir investir em Portugal. Não tenho grande amor por Mergers & Acquisitions, mas os japoneses têm outras coisas que me atraem mais, como boas técnicas de gestão, controle de qualidade, e controle de custos. Imaginem o casamento da disciplina deles com a nossa criatividade e aposto que sairiam coisas giras.

Mas, não satisfeitas em apenas gastar os seus lucros, as empresas japonesas também estão a contrair empréstimos, aproveitando as taxas de juro baixas do Japão, para ir gastar o dinheiro no estrangeiro. Estão a ver que isto para a política monetária japonesa é o beijo da morte...

1 comentário:

  1. Eles juraram que haviam de vingar os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki. Mas para chegarem à América, terão de se apoderar da Europa. A forma como o fazem é de certo ponto de vista, gay. Depois da conquista, basta renomearem a Europa que passará a chamar-se Enola.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.