segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

A perder a prata da casa...

Todos nós, quando crianças, somos ensinados que "O silêncio é de ouro, a palavra é de prata". A França diz estar ao lado da Grécia para apoiar um "novo contrato entre a Grécia e os seus parceiros". Se outros países decidirem que uma solução de compromisso é adequada, lá vai o governo português ter de dar o dito pelo não-dito.

O Ricardo Reis fez um óptimo resumo das possíveis jogadas da Grécia. Portugal deveria ter uma jogada própria para cada jogada potencial da Grécia e a nossa jogada deveria ser revelada na devida altura. Estarmos a anunciar o que Portugal vai fazer sem se saber o que a Grécia vai fazer, quando a bola está no campo da Grécia, não é uma boa estratégia para Portugal porque nos compromete a fazer uma coisa que pode não ser no nosso interesse mais tarde; ou compromete-nos a recuar.

Não vos espanta que um país que vive e respira futebol, não seja capaz de conceber uma estratégia razoável para a sua política internacional?

TPC: Rever teoria de jogos; ou então, rever a Ivone Silva: "Com um vestido preto, eu nunca me comprometo!"

3 comentários:

  1. No post "A Mensagem" diz-nos a Rita que sendo detentora de um cargo no nosso governo, emitiria o seguinte comunicado: A mensagem

    Confesso que estou bastante decepcionada com os nossos governantes no que diz respeito ao resultado das eleições na Grécia. Acho que ao comentarem não dizem nada de substancial; pelo contrário, acabam por gerar polémica e intrigas que fazem as delícias da nossa comunicação social. Se eu mandasse nas relações públicas do nosso governo, teria preparado um comunicado oficial que diria o seguinte:
    "O povo português congratula o novo governo da Grécia e deseja que a Grécia saia da sua crise o mais depressa possível. Nós somos solidários com o povo grego e faremos tudo ao nosso alcance para ajudar a Grécia. No entanto, a nossa preocupação principal é a defesa dos interesses de Portugal e assegurar que qualquer solução encontrada minimize os sacrifícios exigidos ao povo português."
    Esta mensagem além de fazer todo o sentido e todos os sentidos, deveria ser difundida diáriamente, Se assim fosse; já não seria chita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, Bartolomeu; quando não se sabe o que vai acontecer, temos de ter um "vestidinho preto" que não nos comprometa.

      Eliminar
  2. Pois é, Rita; o problema é quando se vestem outros vestidos de cores mais... alanranjadas, garantindo que aquela é uma cor sóbria e que confere dignidade face à vilanagem que gravita em redor.
    Isto, já para não mencionar a "bota" que quando começa a apertar os calos, impõe-se que se descalce...

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.