quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Uma chinesice

Alfredo Barroso bateu com a porta. O histórico socialista, e um dos fundadores do partido, viu na “chinesice” de António Costa a última gota-de-água. Eu compreendo. As palavras proferidas por Costa, a 19 de Fevereiro, no Casino da Póvoa, ante a comunidade chinesa que celebrava o ano novo chinês, foram uma “bala de canhão” desferida nos corações socialistas, que não aguentam discursos elogiosos sobre o actual estado da nação.

É no que dá Costa discursar sempre para o lado que o vento está a soprar. É um malabarismo complicado e as escorregadelas são um perigo constante.

Do Largo do Rato saiu entretanto uma explicação: “Perante o exterior, António Costa recusa-se a falar mal do país”. Ou seja, para dentro, Portugal está péssimo; para fora, Portugal está melhor.

Razão tem Alfredo Barroso: Costa prestou “vassalagem à ditadura comunista e neoliberal da República Popular da China". Com que cara é que esta gente pode agora acusar o governo português de subserviência à Alemanha, quando o líder da oposição faz estas tristes figuras?

1 comentário:

  1. Sinceramente não sei o que se passa no PS, se é o Largo do Rato ou era Belém na altura de Soares, mas há muita gente que, com a idade, fica meia xé-xé.

    O Alfredo Barroso pode ter razão que o que Costa disse cai mal num líder da oposição - pessoalmente, acho que cai bem, já chega dos partidos terem posições preto-branco em relação à política: quando estão lá, fez-se o melhor trabalho de sempre, quando estão os outros, não se aproveita nada - mas vassalagem à China? Por alma de quem? A uma plateia de empresários chineses devia ter ido para lá falar dos trabalhadores da Foxconn que se atiram de prédios e queixar-se da mui poluída Pequim?

    Eu, a quem Costa me é indeferente (sou bastante mais dextro) e que, por isso, me posso dar ao luxo de avaliações indepedentes, considero que o dito-cujo tem sido um "flop" - ainda não percebi se está à espera que o Governo caia de podre ou se é mesmo incapacidade - mas daí a achar que o PS está na derrocada final vai uma certa distância. O Alfredo Barrosa faria melhor em olhar para os contrapartes Espanhóis, Franceses e Gregos e ter algum tino.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.