quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Vitória de Pirro

Rezam as crónicas que Pirro (318 a. C. – 272 a. C.), aquando da vitória na batalha de Ásculo (281) contra os Romanos, a custo de imensas baixas nas suas tropas, ao ser felicitado, respondeu com estas palavras: "Mais uma vitória como esta, e estou perdido."
Aos que andam por aí a felicitar o governo grego pela vitória na batalha de Bruxelas contra o eurogrupo, Aléxis Tsípras e Yanis Varoufakis bem que lhes podiam responder como o seu antepassado Pirro.

1 comentário:

  1. Talvez, não; talvez, não. Aquelas duas cabeças gregas, parece conhecerem com precisão até onde o seu poder atacante pode avançar e que baixas irá causar ao exército oponente. Mas parece saberem também que a tática de guerrilha com embuscadas e simulações, lhes permitem conquistar posições que nunca alcançariam se avançassem de peito feito, como de início deram a entender. A história ensinou-os a ser astutos quando lhes oferecerem um colosso de madeira com a forma de cavalo e também, que todo o semi-deus, mesmo que se chame Aquiles, é frágil de calcanhares.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.