segunda-feira, 30 de maio de 2016

Português Swag



O Presidente da República e o ministro dos Negócios Estrangeiros estão em Berlim, e ontem tiveram um encontro com alguns elementos da comunidade portuguesa. Também me convidaram (pois: por estas e por outras é que este país...), de modo que me disfarcei de senhora, e fui.
Marcelo Rebelo de Sousa discursou sem papel e sem se perder em banalidades de ocasião. Mencionou todos os grupos activos da comunidade portuguesa em Berlim - de cor, sem gaguejar, sem esquecer nenhum (bem diferente de um maestro que vi há dias na Filarmonia a fazer um pequeno discurso e a hesitar na parte em que queria dizer o nome da cidade). Depois falou com cada um dos presentes, realmente interessado no que lhe diziam. Contei-lhe sobre as novas perspectivas para o Cinemagosto, respondeu com algumas sugestões.
Por sua vez, o ministro ia ficando sem jantar por estar inteiramente imerso na conversa com os investigadores da associação ASPPA.
O embaixador João Mira Gomes e a embaixatriz/embaixadora Graça Mira Gomes conseguiram criar um ambiente tão informal quanto elegante, sempre bem-dispostos e atentos a tudo - até a chamar as cozinheiras para receberem o nosso aplauso de gratidão e falarem ao Presidente. Uma delicadeza.

Para mim, foi uma noite muito proveitosa: além de matar saudades de um bacalhau como deve ser, pude falar com várias pessoas fundamentais para a nova associação cultural que estamos a criar.

Mas o melhor de tudo, de longe o melhor de tudo, foi ter passado umas horas a assistir a um Portugal renovado e cheio de swag. Meu rico país!

["swag" no sentido alemão da palavra: uma aura invejável de descontracção e confiança, própria de quem está de bem consigo e com o mundo]

[como se não bastasse termos o problema de as palavras portuguesas mudarem de significado quando chegam ao lado de lá do Atlântico, agora temos palavras inglesas com sentidos diferentes conforme o país onde são ditas - tradutor sofre!]



(roubei as fotos no facebook da Helena Ferro de Gouveia)



7 comentários:

  1. Depende do que ele fizer no plano político nos próximos 5 anos, e de quem concorrer a essas eleições.
    Para já fica a satisfação de saber o meu país muito bem representado nos encontros de hoje em Berlim.

    ResponderEliminar
  2. Um que também tinha imenso jeito para estas coisas (e não, isto não é ironia, estas coisas também são importantes) era o Sampaio: era capaz de dizer "Olá desde há bocado" a uma ilustre desconhecida a quem tinha apertado a mão numa bicha (eu sei, mas eu cá sou anterior às telenovelas) de cumprimentos de manhã e que voltava a encontrar numa recepção à noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha filha, que está a viver no Perú (!), também esteve, há uns dois ou três anos, numa recepção a portugueses aquando da visita do PR Cavaco Silva àquele país - e até se deixou fotografar com o MNE P. Portas. Penso que estes encontros, por ocasião de visitas presidenciais, são normais.

      Quanto ao Sampaio, foi, em minha opinião e sem desfazer nos demais, o único verdadeiro "gentleman" a ocupar o Palácio de Belém desde que os presidentes são eleitos por sufrágio universal (e falo no sufrágio, porque o Gen. Spínola também era um "gentleman"). E, pelo que relata, tem a "memória dos Braganças" (diz-se que o Duque de Bragança nunca esquece uma pessoa a quem é apresentado e que isso será um traço hereditário).

      Eliminar
    2. Ele respondeu, ao espanto da cidadã: "Eu tenho muito boa memória! Por exemplo, aquele senhor ali mudou de gravata desde esta manhã."

      Eliminar
  3. Helena uma pergunta indiscreta: com quanto tempo de antedecedência recebeste o convite? Se preferires podes responder por mail ;)

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.