terça-feira, 24 de maio de 2016

Diga "Bom dia" com impostos

Hoje de manhã acordei às 6h15m e tinha uma notificação do Jornal de Negócios no meu telefone à minha espera. Olha, podem aumentar o IMI. Eu até sou a favor de se aumentar o IMI, desde que se alivie os impostos que afectam as pessoas de rendimentos mais baixos ou os impostos que afectam os incentivos das empresas para contratar mais pessoas. Mas não vai haver contrapartidas desse tipo, vai-se aumentar o IMI e eu pergunto-me: o que é que nós ganhamos em troca deste aumento de impostos? Expliquem-me porque eu não entendo.

Mas deixo-vos uma dica: se forem à Câmara barafustar, eles baixam porque isto em Portugal é tudo à la carte. Nos EUA também dá para baixar o imposto de propriedade: o dono paga e manda fazer uma avaliação da propriedade e entrega à apreciação da cidade (se comprou a casa há pouco tempo, pode usar o valor da compra). Barafustar não é suficiente.

4 comentários:

  1. As Câmaras não podem reavaliar coisa nenhuma. Quem avalia são as Finanças. O que as Câmaras podem passar a poder fazer é PEDIR às Finanças para reavaliar (até agora as reavaliações eram a pedido do próprio ou por iniciativa das Finanças). E, em teoria, o IMI tanto pode subir como descer (e o descer não é assim tão improvável - dado o coeficiente de vetustez ser função da idade do imóvel, o valor cai ao longo do tempo - mas suponho que nesse caso as câmaras fiquem quietinhas).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SIGIMI - Sistema de Informação Geográfica do Imposto Municipal Sobre Imóveis

      https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/SIGIMI/

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.