sexta-feira, 20 de maio de 2016

Elegia ao pensamento independente

Ultimamente ando obcecado pelo Joe Rogan. O Joe Rogan é o comentador/entrevistador oficial da UFC (Ultimate Fighting Championship, "Vale tudo" em português). O Joe também faz stand-up, é obcecado por bilhar, caça (com arco e flecha), dietas e um milhão de outras coisas. E o Joe Rogan tem um podcast que é uma coisa do outro mundo (em parte porque de vez em quando fuma umas cenas engraçadas antes do podcast começar). Mas o PowerfulJRE não é um podcast como os outros. Em primeiro lugar, porque nunca dura menos de duas horas.  E depois porque em 90% dos casos as duas horas parecem curtas. O que torna o podcast tão interessante é não só a habilidade do apresentador de discutir todo e qualquer tema (seja ele as semelhanças entre o Bernie Sanders e o Donald Trump, a incapacidade de levar a sério homens vítimas de assédio sexual ou o quão ridículo é algumas pessoas usarem cachecóis e t-shirts ao mesmo tempo), mas principalmente a sua capacidade de manter a mente aberta a qualquer ideia, sugestão ou contra argumento.

Há umas semanas Joe Rogan queixava-se da inabilidade das pessoas hoje em dia terem opiniões moderadas. Hoje em dia, segundo ele, e numa opinião que eu subscrevo na íntegra, nada é bom, jeitoso ou aceitável. Hoje em dia, tudo é terrível ou incrível. Hoje em dia ou se acha o António Costa o novo S. Sebastião, ou o Estaline português. Ou se gosta de carne como se fosse uma religião, ou se acha que comer carne é um crime digno da pena capital.

E em nenhuma outra esfera das nossas vidas esta tendência para o extremismo de opiniões se faz sentir tanto como na Internet (até mais que na política portuguesa José Carlos!). Há dias a ler uns posts da Rita reparei que a maioria dos comentários se enquadram numa das seguintes categorias:

  1. Ca burra, não percebes nada disto sua comuna/fascista!
  2. Muito bem Rita, toda a gente devia ser obrigada a ler tudo o que você escreve!
(Note-se que a predominância da primeira alternativa se deve a uma selection bias, já que pessoas que retiram prazer em implicar/discordar /insultar outras pessoas têm uma maior disposição para comentar online.)

Ora por muito que eu goste da Rita e do que ela escreve, a verdade é que ela, como todas as outras pessoas, na maioria das vezes tem alguma razão. Sendo uma pessoa com um nível de inteligência a cima de qualquer suspeita raramente está completamente enganada mas, não sendo o Cavaco Silva, raramente está 100% certa também.

Mas se lerem os comentários ao que a Rita escreve (ou qualquer outra pessoa, a Rita é só uma ilustração particularmente útil por ter opiniões fortes e bem fundamentadas, o que chateia muita gente), ficarão convencidas que a Rita ou é uma besta, ou a messias. (Qual é o feminino de messias?)

Mas a verdade, como a virtude, fica algures no meio. E isto, numa altura em que as pessoas estão cada vez mais predispostas a tomar lugar num dos extremos da escala de concordância, sem se darem ao trabalho de pensar pela sua própria cabeça (a la Joe Rogan), é muito difícil de engolir. Principalmente quando se trata de pessoas como a Rita ou o LA-C: pessoas cujas opiniões não se enquadram num  paradigma político ou cultural em particular. Que às vezes concordam com a direita e outras com a esquerda. Que umas vezes fazem posts que deviam fazer parte do programa nacional de leitura e outras escrevem sobre coisas que não interessam nem ao menino Jesus. 
Pessoas que regularmente me obrigam a puxar pela humildade de admitir que nunca pensei, li ou me informei suficientemente sobre o assunto em questão para ter uma opinião sobre o mesmo, seja ela contra ou a favor. 

É a esta capacidade de admitir que, muitas vezes, temos de que aprender muito mais até termos a capacidade de formar uma opinião digna desse título que este elogio fúnebre se dedica. Este post é escrito em memória da falecida expressão: "Não sei".

E agora que esta cerimónia fúnebre chega ao fim, chega de novo a hora de escolhermos um lado da barricada. Porque por muito que não façamos a mínima ideia do que estamos falar, o importante é ter uma opinião. Porque nas trincheiras a fundamentação vale menos que uma flor em forma de canhão.

6 comentários:

  1. Tive sorte em descobrir este blog e são pessoas como a Rita que me fazem vir aqui, porque tem a capacidade de nos fazer pensar de forma diferente desde que sejamos humildes para aceitar isso.

    ResponderEliminar
  2. Miúda do Texas com inteligência acima da média que ainda vai dar que falar. É só dirigir balística para o local certo e vamos ter consultora do Governo para breve

    ResponderEliminar
  3. Dentre as inanidades que li sobre esta matéria escolhi uma que usei para dar nome à pasta em que fui guardando recortes: "ESTANQUICIDADE intelecto-emocional" - estava escrito contra a Rita e não me lembro se o inane lhe imputava estanquicidade a mais ou a menos. Que diferença poderia fazer num contexto em que alguns quase só praticaram psicologia barata, filosofia barata e sociologia barata?
    PS
    Enviarei, em breve, para uma caixa de correio da Rita uma retrospectiva que foi publicada e muito pouco disseminada, para que possa ver, por si mesma, uma parte muito má da sua cidade-natal, e deste país. Sobretudo com o objectivo de informá-la que, ao contrário do que parece supôr, neste DdD, ela não está só, nem lá perto.

    ResponderEliminar

Não são permitidos comentários anónimos.