quinta-feira, 12 de maio de 2016

Bill Clinton, marido de Hillary Clinton

No Público, Fernanda Câncio é descrita como "ex-namorada de José Sócrates". Parece que isso a define como pessoa, pois Sócrates foi Primeiro-Ministro. Se importância de cargos no CV justifica este tratamento, já encontrei outra razão para votar em Hillary Clinton: se ela ganhar as eleições presidenciais, o Público irá passar a falar de Bill Clinton como "Bill Clinton, marido de Hillary Clinton", pois Hillary terá o mesmo cargo que o marido teve, mas o resto do CV dela é muito mais impressionante do que o dele.

Ele foi professor universitário e governador do Arkansas, antes de ser Presidente dos EUA; ela foi Senadora por Nova Iorque, Secretária de Estado dos EUA, participou no impeachment de Richard Nixon, e foi a primeira mulher a ser convidada para a Rose Law Firm. De 1978 até o marido entrar na Casa Branca, ela ganhou mais do que o marido. E, no meu computador, imprimir a página da Wikipédia dela produz 48 páginas, a dele apenas 40.

Igualdade de tratamento entre mulheres e homens, de acordo como o Público, será isto: "Bill Clinton, marido de Hillary Clinton".

P.S. Agradeçam eu não divulgar o nome dos meus ex-namorados, pois se algum de vós me definisse como a ex-namorada de um deles, teria de vos dar um murro no nariz.

14 comentários:

  1. Essa reacção parece-me um exagero. Ela é descrita assim no contexto de uma notícia em que isso é relevante.
    Aliás, no texto também diz "José Sócrates, seu ex-namorado do tempo em que era primeiro-minitro".

    Se fosse uma notícia não relacionada e ela fosse descrita dessa forma, já acharia mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eles nunca assumiram, logo porque não disse o Público que os dois "supostamente" teriam tido uma relação?

      Eliminar
    2. Diria que a entrevista dada por ela à Visão confirma que existiu essa relação (suponho eu, não a li). Logo, se um dos intervinientes afirma isso, bem...

      Eliminar
  2. Para um curriculum mais completo de Hillary Clinton (a qual, diga-se, foi expulsa da sua posição de "staffer" no House Watergate Committee):

    http://www.clintonmemoriallibrary.com/clintcrimefamily.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca ouvi dizer isso e, a não ser que tenhas um referência sólida não irei formar opinião acerca do que disseste. No entanto, exigir que ela não tenha nenhuma mancha no currículo seria discriminação. Quantos homens com currículos muito piores do que o dela e com manchas se candidatam? Alguns até chegam a Presidente.

      Eliminar
    2. Não vejo isto como dicotomia mulher/homem, matéria com que não perco demasiado tempo, nem me obceca, pelo que não vejo discriminação alguma, além de que ninguém fez exigência alguma. Currículos "piores" que o dela em anteriores candidatos vencedores, não serão assim tantos (mas, já agora, se me deres uma referência sólida, poderei mudar de opinião ;-) ). E, quanto a manchas, dificilmente algum dia um candidato presidencial vencedor teve tantas como ela.

      Fontes:

      http://jacksonville.com/reason/fact-check/2014-03-08/story/fact-check-was-hillary-clinton-fired-watergate-investigation#

      http://www.c-span.org/video/?c4540251/hillarys-bold-lie-omission-fired-staff-position-house-judiciary-committee-impeach-president-nixon

      http://nation.foxnews.com/2014/02/25/hillary-fired-lies-unethical-behavior-congressional-job-former-boss

      Eliminar
    3. A não perder!

      https://www.youtube.com/watch?v=EVvZ59Se0WA

      Eliminar
  3. Nos meus pequenos inquéritos também acontece o mesmo: Quando pergunto como se chama o marido da rainha de Inglaterra, muitas vezes não lhes vem à cabeça imediatamente ( às vezes não sabem também). Mas quando dou a dica se se chama Philip, dizem logo que sim. Nessa altura tenho (quase) a certeza que é como o definem - o marido da rainha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esse é mesmo só o marido da rainha de Inglaterra.

      Eliminar
    2. Não é nada, o homem é Duque de Edimburgo e mais uma montanha de coisas (o Duque sabia de cabeça, o resto vem da Wikipedia):

      Duke of Edinburgh, Earl of Merioneth, Baron Greenwich, Royal Knight of the Most Noble Order of the Garter, Extra Knight of the Most Ancient and Most Noble Order of the Thistle, Member of the Order of Merit, Grand Master and First and Principal Knight Grand Cross of the Most Excellent Order of the British Empire, Knight of the Order of Australia, Additional Member of the Order of New Zealand, Extra Companion of the Queen's Service Order, Royal Chief of the Order of Logohu, Extraordinary Companion of the Order of Canada, Extraordinary Commander of the Order of Military Merit,[4] Canadian Forces Decoration, Lord of Her Majesty's Most Honourable Privy Council, Privy Councillor of the Queen's Privy Council for Canada, Personal Aide-de-Camp to Her Majesty, Lord High Admiral of the United Kingdom.

      Eu gostava de ver um cartão de visita! Deve ser um espectáculo! Rói-te Hillary Clinton.

      Eliminar
    3. E, obviamente, não esquecer que o Principe Filipe é um deus:

      https://en.wikipedia.org/wiki/Prince_Philip_Movement

      E não, não é gozo. Isto nem o Obama!

      Eliminar
    4. Nada disso foi conseguido por mérito próprio, mas por ser o marido da rainha da Inglaterra. A verdade é que nem o título de nascimento (príncipe da Grécia e da Dinamarca) conseguiu por mérito próprio. Limitou-se a nascer naquela família.

      Eliminar
    5. E será que Hillary Clinton, se não tivesse sido mulher do Presidente dos EUA, algum dia teria sido Senadora pelo Estado de Nova Iorque (uma "carpetbagger", diga-se, já que nada a ligava àquele estado), já para não dizer candidata a presidente e Secretária de Estado? Que experiência ou credenciais tinha ela, já agora, em matéria de política externa, para ocupar este último lugar?

      Quanto à família em que o Príncipe Filipe nasceu e a sua falta de "mérito" nisso, é um comentário demasiado pobre, que não sei se qualifique de misantropia ou de snobismo invertido.

      Eliminar
    6. Queria dizer "estigma social invertido", e não "snobismo invertido". Sorry.

      Eliminar

Não são permitidos comentários anónimos.